sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cadeiras da Antiguidade



A história do mobiliário está diretamente ligada à história da arte, sendo assim um reflexo da vida, costumes, expressão de cada época. Deve se também levar em conta os meios disponíveis e tecnologias empregadas na fabricação.

Durante a antiguidade o mobiliário segue o modelo de organização de cada civilização.
O Egito possuía uma organização política e social voltada para a religião. No que diz respeito ao mobiliário. Forma encontrados móveis feitos em madeira, camas semelhantes as mortuárias, com pernas de animais, forma de corpo de leão, cadeiras e cofres.

A Arte Grega Clássica buscara, no seu sentido de beleza, de harmonia, de proporcionalidade, de equilíbrio, de clareza, elevando as formas naturais ao plano do ideal. Os móveis, cadeiras com características básicas de encosto curvo e pés abertos. Uso de mármore como matéria prima. A nomenclatura da cadeira era “Klismos”, às vezes pequena e leve, e às vezes mais maciça “Escabelos”, eram pequenos bancos para descansar os pés e subir em camas.

Em Roma, no mobiliário, uso de almofadas soltas, pés torneados para móveis, cadeiras pesadas “Curul” em marfim, destinadas a altos magistrados, também encosto curvo.

Postado por Pedro, Luiz e Érik

Nenhum comentário: